Toxicidade do h2o2
INTRODUÇÃO
O peróxido de hidrogênio tem a fórmula H2O2. É um conhecido oxidante que pode ser formado naturalmente no organismo durante o metabolismo oxidativo em organismos aeróbios obrigatórios ou facultativos. Hoje em dia, a produção industrial de água oxigenada se dá pela auto oxidação do 2-alquil-antrahidroquinona, num processo conhecido como processo de Riedl-Pfleiderer.
O Peróxido de Hidrogênio se decompõe naturalmente em água e oxigênio em uma reação exotérmica catalisada pela luz. Por isso, os frascos de água oxigenada devem ser foscos, para evitar sua degradação. Tem diversas aplicações, tanto residenciais como industriais. No meio industrial é utilizado na produção de Perborato de Sódio e como alvejante em detergentes industriais. Utilizado também na produção de outros peróxidos orgânicos como o peróxido de dibenzoíla e como catalisador em reações de polimerização.O Peróxido de Hidrogênio é também produzido por diversas espécies de animais como forma de proteção. Uma espécie de besouro libera um jato a base de peróxido para afugentar seus inimigos. Enquanto que outra espécie de peixe a produz para regeneração de tecidos feridos. No ambiente doméstico, encontra-se uma grande diversidade de usos. Sua forma diluída em água é vendida normalmente em farmácias para o tratamento de feridas. Ele serve para conter pequenos sangramentos e suas propriedades oxidantes servem para limpar microorganismos causadores de infecções. Utilizada na escovação, pode matar germes causadores de doenças bucais e auxilia no clareamento dentário. Também pode ser utilizado na desinfecção de roupas de cama que tiveram contato com sangue e secreções corporais. Também pode ser utilizado para o clareamento do cabelo.
1 Propriedades Gerais
2.1 Pureza
Grau de pureza é a medida que identifica a quantidade da substância desejada no reagente utilizado. Para cada aplicação do Peróxido de