Familia na escola
O trabalho com essa literatura permite também o contato com literaturas desconhecidas ou marginalizadas pela escola, a valorização dessa cultura apresenta a África como um continente multicultural e permite a construção de imagens positivas de negras e negros, rompendo assim com a imagem do negro vítima da destruição pelos brancos, dos valores culturais e mostra o negro como sujeito histórico, inserido em estratégias de poder, afirmação política e torna positiva de sua identidade.
Atividades propostas na área de Natureza e Sociedade:
Objetivo:
Consientizar a criança a importância da natureza e sua conservação.
Atividade:
Um passeio em um sítio onde veremos que na natureza tudo se cria e tudo se transforma, por isso devemos cuidar e preservar a natureza por que ela nos proporciona bem estar. Deixar que as crianças toquem, pegem folhas, cheirem as flores, de volta na sala de aula pedir para os alunos através de um desenho contar o passeio e em seguida pegar as folhas e fazer colaguens.
Avaliação- Em circulo dialogar com as crianças sobre o que sentiram ao desenvolver as atividades, pontos positivos e pontos negativos, como foi a participação das crianças nas atividades.
Atividade proposta para a área de Artes e Música:
Objetivo:
Trabalhar sobre a cultura negra, explorando a música Kizomba, fazer com que percebam as diferenças dos povos e culturas.
Atividades:
Pode-se trabalhar diversas canções populares na educação infantil. Um exemplo é Kizomba, que destaca o quilombo de Palmares e Zumbi: “ Kizomba, a festa da raça. Valeu Zumbi! O grito forte dos palmares. Que correu terra céus e mares, influenciando a