tortora
Os micróbios são minúsculos seres vivos , individualmente muito pequenos para serem vistos a olho nu. O grupo inclui bactérias, fungos, protozoários e algas microscópicas. Também inclui vírus , os quais são entidades acelulares,muitas vezes considerados como sendo o limite entre seres vivos e não vivo. Tendemos a associar estes pequenos microrganismo somente a infecção desagradáveis , a doenças graves.No entanto, a maioria dos microrganismo fornece contribuições cruciais para o bem estar dos habitantes do mundo, através da manutenção do equilíbrio entre os organismos vivos e os compostos químicos do nosso ambiente.
Uma das descobertas mais importantes na história da biologia ocorreu em 1966com um auxílio de um microscópio extremamente simples. O Inglês Robert Hooke relatou ao mundo que as menores unidades vivas eram “pequenas caixas” ou “células “ como ele chamou, Hooke foi capaz de visualizar as células individualmente. A teoria de Hooke marcou o ínicio da teoria celular, que todas as coisas vivas são compostas por células.Embora Hooke fosse capaz de mostrar as células, ele não possuía as técnicas para coloração que teriam permitido que ele visualizasse claramente os micróbios. O cientista amador alemão Antoni Van Leeuwenhiek, foi o primeiro a realmente observar microrganismos vivos através de lentes de aumento.
Até a segunda metade do século XIX, muitos cientistas e filósofos acreditavam que algumas formas de vida poderiam aparecer espontaneamente da matéria morta; eles chamaram esse processo de geração espontânea .
Características gerais dos microrganismos.
Bactérias são organismo de uma única células, relativamente simples e muito pequenos, cujo material genético não esta envolto por uma membrana nuclear especial. As bactérias são denominadas procariotos que em grego significa pré-núcleo. As células bacterianas geralmente aparecem em um entre vários formatos. Bacilos(em forma de bastão), cocos(forma esférica ou