Sistema Respiratório
O sistema respiratório tem como função, realizar troca de substâncias gasosas entre o ar e a corrente sanguínea, através da respiração (GRAY,1988).
Ele consiste em duas partes: o sistema respiratório superior que inclui: nariz, faringe e as estruturas associadas e também o sistema respiratório inferior que consiste em: laringe, traquéia, brônquios e pulmões (TORTORA; GRABOWSKI, 2006).
Possui dois tipos de divisão de órgãos: órgão condutor e órgão respiratório. O órgão condutor tem como função, conduzir o ar até os pulmões e os órgãos responsáveis por este processo são: nariz, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos e bronquíolos terminais (TORTORA; GRABOWSKI, 2006).
Já o órgão respiratório irá realizar a troca de gases e são eles os seguintes responsáveis por este procedimento, bronquíolos respiratórios, dúctulos alveolares, sáculos alveolares e alvéolos dos pulmões (TORTORA; GRABOWSKI, 2006).
2 REVISÃO DA LITERATURA
2.1 NARIZ
O nariz é dividido em nariz externo (parte visível) e cavidade do nariz, uma porção interna dentro do crânio. O nariz consiste em osso e cartilagem cobertos com pele externamente e revestidos com mucosa internamente e contem duas aberturas denominadas narinas (TORTORA; GRABOWSKI, 2006).
A cavidade do nariz comunica-se com a faringe através das cóanas. Os seios paranasais, sendo eles, frontal, esfenoidal, maxilar e etmoidal e os ductos lacrimonasais se conectam ao nariz interno (TORTORA; GRABOWSKI, 2006).
A cavidade nasal é o espaço de dentro do nariz e está situada abaixo do neurocrânio e acima da boca. Tem uma divisória vertical, que é o septo nasal, irá dividir a cavidade nasal nos lados direito e esquerdo. O septo nasal consiste em lâmina perpendicular do osso etmóide, vômer e cartilagem do septo nasal (TORTORA; GRABOWSKI, 2006).
As estruturas internas do nariz possuem três funções, tais como, filtrar, aquecer e umedecer o ar, detectar estímulos olfatórios e modificar as vibrações dos sons da fala