Torres de hanoi
A Torre de Hanoi é um jogo inventado pelo matemático francês Édouard Lucas em 1883. Constitui-se de uma torre com oito discos, inicialmente empilhados por tamanhos decrescentes em três pinos dados. O objetivo é transferir a torre inteira para um dos outros pinos, movendo apenas um disco de cada vez e nunca colocando um disco maior em cima de um menor.
Esse jogo foi associado a várias lendas. Todas as lendas pesquisadas diziam respeito a um templo, que as pesquisas revelam ser de varias civilizações sendo a mais encontrada a Hindu, onde havia sido criado uma torre com 64 discos de ouro e mais duas estacas equilibradas sobre uma plataforma. O deus local ordenara-lhes que movessem todos os discos de uma estaca para outra segundo as suas instruções. As regras eram simples: apenas um disco poderia ser movido por vez e nunca um disco maior deveria ficar por cima de um disco menor. Segundo a lenda, quando todos os discos fossem transferidos de uma estaca para a outra, o templo desmoronar-se-ia e o mundo desapareceria. As variantes sugeriam ser o templo um templo Hindu, noutras aparece o centro de um universo sub-aquatico. Mas no que todas convergem o templo desabaria e o mundo veria seu fim..
PEÇAS A APLICAÇÕES
A torre de hanoi pode ser encontrada em diversas lojas de brinquedos. No geral é feita de discos de madeira mas podendo variar em suas formas e tamanhos bem como no material sendo encontrada também em plástico. Aconselhada a crianças, ela estimula o raciocínio logico e cognitivo.
O objetivo principal da torre é o de executar o mínimo de movimentos possível na transposição das peças. Com base nisso pode-se estimular alunos de ensino fundamental, médio e superior em diferentes categorias de raciocínio. Alunos do ensino médio podem começar a associar cálculos matemáticos e a descobrir formulas para calcular o numero mínimo e ideal de movimentos a serem executados para que a torre se complete. Entretanto, alunos do ensino superior podem utilizar-se