Torque magnético
Considere um fio retilíneo de tamanho L conduzindo uma corrente elétrica i dentro de uma região de campo magnético uniforme B. Sobre cada carga elétrica que percorre o condutor atua uma força magnética. Pode-se mostrar que a intensidade da força m2agnética total exercida sobre o fio é dado por:
F = B . i . L . sen (
Onde ( é o ângulo entre o vetor B e o fio conduzindo corrente. No SI a unidade de intensidade do campo magnético é o tesla representado pelo símbolo T. Se o fio condutor estiver paralelo com as linhas do campo magnético a força magnética será nula (F=0), pois sen0°=0 e sen180°=0.
[pic]
O sentido da força é dado pela regra da mão esquerda, como mostra a figura abaixo:
[pic]
Onde coloca-se o dedo indicador no sentido do campo e o dedo médio no sentido da corrente, dando no dedo polegar o sentido da força magnética. Quando temos dois fios paralelos percorridos por correntes elétricas e os dois estão um no campo magnético do outro eles se interagem. Se as correntes elétricas forem de sentidos contrários eles se repelem e se as correntes forem de mesmo sentidos ele se atraem.
[pic]
[pic]
Torque sobre uma Espira Retangular:
Uma espira retangular ACDEA, percorrida por uma corrente i, está mergulhada num campo magnético uniforme. O plano da espira forma um ângulo ( com a direção do campo. Nessas condições, a espira gira ao redor do seu eixo por efeito do torque resultante associado às forças F e -F. Sobre cada um dos quatro lados da espira existe uma força magnética dada por F = i L x B, onde o vetor L tem módulo dado pelo comprimento do lado e direção e sentido dados pela corrente. Assim, as forças que atuam sobre os lados CD e EA se cancelam mutuamente e são as forças sobre os outros dois lados que originam o torque resultante sobre a espira. Suponhamos que os lados AC e DE têm comprimento d e os lados CD e EA, comprimento h. Como o torque de uma força F em relação a um