Tipos de Momento
Derivado da descoberta de Arquimedes, dos princípios operacionais da alavanca, momento, por definição, é a grandeza física que representa a magnitude da força aplicada a um sistema rotacional a uma determinada distância de um eixo de rotação. O conceito do braço do momento (distância), é a chave para a operação da alavanca, roldana, engrenagens, etc.
Neste trabalho será abordado os tipos de momentos, sendo eles:
1- Momento Angular
2- Momento de Inércia
3- Torque
4- Momento Magnético
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. MOMENTO ANGULAR
Também chamado de momentum angular ou quantidade de movimento angular, é a grandeza física associada à rotação e translação de um corpo. No caso de um corpo específico rodando em torno de um eixo, acaba por relacionar sua distribuição da massa com sua velocidade angular.
2.1.1 Momento Angular de uma partícula
O momento angular de uma partícula é definido pelo produto vetorial do vetor-posição da partícula (em relação a um ponto de referência) pelo seu momento linear .
O momento angular depende do ponto de referência escolhido. Se a referência for o ponto ocupado pela partícula (e a função que define o momento for contínua) então o momento angular é nulo. Há também outras condições para que o momento angular se anule. São elas:
1. a massa da partícula seja nula.
2. a velocidade da partícula seja nula.
3. a velocidade da partícula seja paralela à sua posição em relação ao ponto de referência.
Da definição, tem-se que sua magnitude é:
Onde r é o módulo do vetor-posição, p é o módulo do momento linear, v é o módulo da velocidade e é o ângulo entre esses dois vetores
2.1.2 Momento Angular de um sistema de partículas
O momento angular de um conjunto de partículas em relação a um ponto de referência é definido como a soma do momento angular de todas as partículas em relação a esse ponto. Assim:
Onde é o momento angular da partícula i, e N é o número total de partículas.
Quando estamos