Laboratorio de fisica ii
Gabriel Silva Barbosa
Lucas Zambon de Oliveira
Três Lagoas/MS
Introdução
Fluxo magnético
Colocando uma superfície plana de área “A” na presença de um campo magnético uniforme e uma indução magnética “B”. Haverá um ângulo θ entre a normal “n” da superfície e a indução.
Dessa forma, podemos definir fluxo magnético pela letra Φ(fi), como sendo o produto entre a indução magnética, a área da superfície plana e o cosseno do ângulo formado, ou seja:
Φ = BA cos θ
O fluxo magnético pode ser entendido como sendo o número de linhas de indução que atravessam a superfície, assim sendo, podemos concluir que quanto maior o número de linhas que atravessam a superfície maior será o valor do fluxo magnético.
Lei de Faraday
A lei de Faraday, ou lei da indução eletromagnética, é uma lei da física que quantifica a indução eletromagnética, que é o efeito da produção de corrente elétrica em um circuito colocado sob efeito de um campo magnético variável ou por um circuito em movimento em um campo magnético constante.
É a base do funcionamento dos alternadores, dínamos e transformadores.
Lei de Lenz
A lei de Lenz é um método alternativo para determinar o sentido da fem ou da corrente induzida. Essa lei afirma que: O sentido de qualquer efeito de indução magnética é tal que ele se opõe à causa que produz esse efeito.
Corrente Elétrica
A corrente elétrica é o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica, ou também, é o deslocamento de cargas dentro de um condutor, quando existe uma diferença de potencial elétrico entre as extremidades. Tal deslocamento procura restabelecer o equilíbrio desfeito pela ação de um campo elétrico ou outros meios como reação química e outros.
O campo magnético produzido pela corrente elétrica em um fio retilíneo depende basicamente de dois fatores: da intensidade da corrente e da distância ao fio. Quanto maior for o valor da corrente, maior será o campo magnético criado por ela. Por outro lado,