Experimento de Laboratorio Fisica II
NA DETERMINAÇÃO DO CALOR ESPECÍFICO DA ÁGUA
Física II. Experiência laboratório II.
Resumo:
O objetivo desta experiência é observar a aplicação prática da teoria discutida em sala de aula sobre “Calor Específico”, e verificar o grande percentual de erro envolvido na transformação da energia elétrica em calor, no experimento realizado.
Palavras chave:
Calor Específico
Calorímetro
Sistema Adiabático
Isolante Térmico
Perda de Energia
Erro teórico
Erro relativo
1. Introdução:
Foram usados um calorímetro de fabricação caseira, uma fonte digital e um termômetro para medir a variação de temperatura da água em 4°C e o tempo decorrido. Como a potência do resistor do calorímetro era de 5W, foi aplicada a fórmula da potência (Pot=Q/∆t) para se descobrir o calor (Q), sendo que antes teve que ser convertido 5W (J/s) em caloria (cal). De posse desta informação, aplicou-se a fórmula do calor específico (c=Q/m.∆T). Por fim pôde-se calcular o erro envolvido no experimento, com o calor específico teórico (1cal/g°C) e o experimental. Verificou-se na prática o estudo teórico realizado em aula sobre Calor Específico que constitui um ponto importante de Calorimetria.
Fig.1 Calorímetro de isopor e lata de alumínio. Com misturador e resistor de 5W.
2. Aspectos Teóricos:
2.1 – Calor (Q)
Calor, ou Energia Térmica, é uma forma de energia que pode ser definida como:
“Calor é uma modalidade de energia que é transmitida de corpo para outro quando, entre eles existe uma diferença de temperaura.”
Esta definição, embora susceptível à crítica, satisfaz ao estudo da Calorimetria.
Atualmente considera-se o calor de um corpo como a própria energia cinética das suas moléculas.
2.2 – Calor Específico (c)
Também chamada de “Capacidade Calorífica Específica”
“Calor Específico de uma substância é a razão entre a capacidade calorífica de um corpo dela constituído e a massa do corpo considerado.”
c = C /