Principais diferenças entre durkheim e weber
DURKHEIM
Método sociológico de Durkheim eram os fatos sociais, para ele a sociedade determinava o indivíduo.
Relatava que os fatos sociais deveriam ser encarado como coisa, ou seja, livra-nos da pré-noção e dos preconceitos que nos paralisam pretendendo conhecê-lo cientificamente.
Abordava que toda explicação científica exige que o pesquisador mantenha total neutralidade em relação aos fatos resquardando a objetividade de sua análise.
Afirma que os fatos sociais se tornam evidentes pelas sansões.
O s fatos sociais existe e atua sobre o indivíduo independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente, eles manifestam suas naturezas coletivas ou em estado comum de grupo.
Para Durkheim a sociologia tinha por finalidade não só explicar a sociedade como encontrar remédios para a vida social, a sociedade com todo organismo apresentaria estados normais e patológicos, isto é, saudáveis e doentios.
Cita que um fato social é normal quando se encontra generalizado pela sociedade ou quando desempenha alguma função importante para sua adaptação ou evolução.
Explica que a consciência coletiva não se baseia na consciência de indivíduo singulares ou de grupos específicos, mas está espalhado por toda a sociedade.
Toda teoria de Durkheim pretende demonstrar que os fatos sociais tem existência própria e independente daquilo que faz cada indivíduo em particular.
Durkheim se distingue dos demais positivistas, porque suas idéias ultrapassaram a simples reflexão filosófica e chegaram a constituir um todo organizado e sistemático de pressuposto teóricos e metodológicos sobre a sociedade.
MAX WEBER
Objeto de investigação: Ação Social
Método: Compreensível
Para weber o indivíduo que determina a sociedade, ele promove a mudança social a partir do seu objeto.
Segundo a perspectiva de Weber, o caráter particular e específico de cada formação social e