DIFERENÇA DOS PRINCIPAIS CONCEITOS DOS TEÓRICOS KARL MARX ,Max Weber ,Durkheim
Durkheim propõe conservar a ordem. O social prevalece sobre o sujeito.
Max Weber propõe conservar a ordem. O sujeito prevalece sobre o social.
Karl Marx propõe transformar a ordem. As relações materiais da sociedade vão determinar as consciências individuais
CONCEITOS DOS TÉORICOS
Durkheim
Durkem acreditava que a sociedade seria mais beneficiada pelo o processo educativo. Para ele, ’’A educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta’’. E quanto mais eficiente o processo. Melhor seria o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida.
Foi um dos responsáveis por tornar a sociologia uma matéria acadêmica, sendo aceita como ciência social. Durante sua vida publicou centenas de estudos sociais, sobre educação, crimes, religião, e ate suicídio.
Existem fenômenos sociais que devem ser analisados e demonstrados com técnicas especificamente sociais;
A sociedade era algo que estava fora e dentro do homem ao mesmo tempo, graças ao que se adotava de valores e princípios morais;
As pessoas se educam influenciadas pelos valores da sociedade onde vivem;
A sociedade está estruturada em pilares, que se manifestam através de expressões (conceito de estrutura);
Divisão do trabalho social: numa sociedade cada indivíduo deve exercer uma função específica, seguindo direitos e deveres, em busca da solidariedade social. Desta forma, pode-se chegar ao progresso e avanço para todos.
Max Weber
A grande inovação que Weber trouxe para a sociologia foi o individualismo metodológico. Para ele, o indivíduo escolhe ser o que é, embora as escolhas sejam limitadas pelo grau de conhecimento do indivíduo e pelas oportunidades oferecidas pela sociedade. O indivíduo é levado a escolher em todo instante, o que faz da vida uma constante possibilidade de mudança. O indivíduo escolhe em meio aos embates da vida social. Essa idéia faz com que o sentido da vida, da história, seja dado