Relatorio de Eletrecidade
O objetivo deste experimento é estudar a interação entre o campo de indução magnética produzida por um imã permanente e a corrente elétrica em um fio.
Entender o funcionamento do torque sobre uma espira de corrente.
II. Introdução
O campo magnético é um campo vetorial, pois possui direção e magnitude. Esse fenômeno é detectado em ímãs e condutores, que acabam provocando uma força externa em outros materiais magnéticos e cargas elétricas em movimento.
O campo magnético pode resultar em uma força eletromagnética quando associada a ímãs. A variação do fluxo magnético resulta em um campo elétrico (fenômeno conhecido por indução eletromagnética, mecanismo utilizado em geradores elétricos). Semelhantemente, a variação de um campo elétrico gera um campo magnético. Devido a essa interdependência entre campo elétrico e campo magnético, diz-se campo eletromagnético. O vetor campo magnético B em um dado ponto do espaço é definido a partir da força F que age sobre uma partícula de carga q que passa por esse ponto com velocidade v por: F = q v x B (o que pode ser observado na abaixo).
O símbolo (produto vetorial) significa que o vetoré perpendicular ao plano dos vetores e e o seu sentido é dado (se a carga q é positiva) pela regra da mão direita. Se os dedos da mão direita são colocados na direção e no sentido do vetor e girados para que fique na direção e sentido do vetor, o polegar, que faz o papel de eixo de rotação, aponta o sentido do vetor. O símbolo significa também que o módulo da força F é dado por: F = q.v.B sen, onde é o ângulo entre v e B.
- Torque sobre uma espira de corrente : Uma espira retangular percorrida por uma corrente i está mergulhada num campo magnético uniforme.
O plano da espira forma um ângulo q com a direção do campo. Nessas condições, a espira gira ao redor do seu eixo por efeito do torque