Topografia
Acidente geográfico
Equipe : Data: 16/06/2015
Ítalo Alves N° 18 Professor: Magno Henrique
Jose Augusto N° 22
Pablo Michel N° 33
Fabricio Silva N° 11
Acidentes escolhidos:
Baía
Ravina
Boqueirão
Mesa
Baía
Baía é uma porção de mar ou oceano rodeada por terra, em oposição a um cabo. O golfo é uma baía de grandes dimensões como o golfo de Sidra. As baías detiveram e detêm importância econômica e estratégica uma vez que são, normalmente, locais ideais para construção de portos e docas.
Ravina
Ravina ou barranco é um acidente geográfico produto de erosão pela ação de córregos e enxurradas. As ravinas são normalmente classificadas como de menor escala do que as voçorocas, e menores do que vales e cânions escavação natural estreita e profunda provocada pela erosão das águas selvagens, semelhante a um desfiladeiro, mas de menores dimensões.
Boqueirão
Boqueirão é uma termo muito comum no Brasil e serve para denominar um acidente geográfico. Segundo o Dicionário Aurélio, boqueirão é a abertura numa encosta marítima, rio ou canal. É uma abertura tipo garganta cavada pelo rio entre duas serras, um vale profundo cavado por um rio, e considerado como um local feito pela natureza para uma barragem.
Mesa
Uma mesa (por vezes usado como sinónimo de meseta) é um acidente geográfico caracterizado por uma área elevada de solo com um topo plano, rodeada por todos os lados por escarpas inclinadas. É uma forma de relevo que se encontra praticamente reto, como o Planalto Central, localizado na região Centro-Oeste do Brasil.
Baía
Ravina
Boqueirão
Mesa