TRAB BRUNO
ENGENHARIA CIVIL – 5º PERÍODO – TURMA A
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
Professor: Geraldo Fábio
Bruno Silveira Lacerda
Paracatu, 22 de abril de 2015
NBR 13753
Revestimento de Piso Interno ou Externo com Placas Cerâmicas e com utilização de argamassa colante – Procedimento
1. Objetivo
1.1 Esta norma estabelece os requisitos para a execução, fiscalização e recebimento de revestimento de pisos externos e internos com placas cerâmicas assentadas com argamassa.
Notas:
1- Os revestimentos cerâmicos são aqueles assentados sobre terrapleno com lastro de concreto simples ou armado, sobre laje de concreto armado ou sobre laje mista.
2- Para revestimento de piscinas ou de locais com uso especiais a base deve ser executada para resistir aos esforços solicitantes e às condições de isolação térmica e de impermeabilização, especifica de cada caso.
4.4 Caimento:
4.4.1 O piso de ambientes não molháveis como quartos e salas, deve ser executados em nível ou com caimento máximo de 0.5%. 4.4.2 O piso interno de ambientes molháveis como banheiros, cozinhas lavanderias e corredores de uso comum, deve ser executado com caimento de 0,5% em direção ao ralo ou à porta de saída. Recomenda-se que não seja ultrapassado o valor de 1,5%.
4.4.3 Nos boxes dos banheiros, o caimento deve estar compreendido entre 15% ou 2.5% em direção ao ralo.
4.4.4 O piso térreo externo aplicando sobre base de concreto simples ou armado deve ser executado com caimento mínimo de 1,0%.
NOTA. O piso externo aplicado sobre Iaje deve ser executado com caimento mínimo de 1,5%.
Erros mais comuns da NBR 13753
Caimento:
Durante uma obra, muitos profissionais não verificam se o caimento do chão leva a água ao ralo. “O resultado são as poças que se formam em banheiros e quintais”. O deslize também é frequente em cozinhas, varandas e duchas de piscinas. Se houver um engenheiro acompanhando a construção, ele é obrigado a exigir a verificação do