Topografia
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA CIVIL
Introdução
É o estudo da superfície terrestre e suas características e formas.
O levantamento topográfico envolve a coleta de informações sobre o terreno.
A topografia na construção civil é a geração de dados digital ou eletronicamente que serão aproveitados na elaboração de um plano de construção eficaz e seguro.
O resultado do levantamento topográfico é a representação gráfica de uma parcela de terra dada em um mapa através de várias técnicas, tais como linhas de contorno, tonalidades e sombreamento. Como surgiu a Topografa?
Podemos dizer que a topografia surgiu simultaneamente à cartografia, de maneira instintiva e por causa das necessidades do homem de demarcar caminhos, locais de caça e, mais tarde, propriedades. As antigas civilizações, com destaque para os egípcios, chineses, gregos, árabes, romanos e babilônicos, já utilizavam diversos instrumentos que, embora bastante rudimentares, serviram para delimitar propriedades, traçar rotas comerciais e erguer suas construções.
"É um trabalho de topografia admirável. E todas as p pirâmides foram construídas na direção do sol poente, c com uma precisão de orientação. O erro é menor que um g grau. Isso só foi possível novamente no século
18.“
(Marcos de Carvalho Geribello, Engenheiro Civil)
Desenvolvimento da
Topografia
O desenvolvimento da topografia apenas começou no século XVII, quando Kepler inventou a luneta astronômica (1611), Torricelli inventou o barômetro, o inglês John Harrison inventou o cronômetro e, principalmente, quando a construção de limbos graduados deu lugar a construção dos primeiros teodolitos, instrumento ótico usado para medir com precisão ângulos horizontais e ângulos verticais.
Em 1873, Listing propôs a denominação de Geóide para a forma da terra (circunferência da terra que é determinada pelo nível médio dos oceanos em calmaria e se estende por sob os continentes formando um círculo) e Molodensky, em 1945, demonstrou que a