Topografia
BORGES (1977)3, afirma que a Topografia comporta duas divisões principais, a planimetria e a altimetria. Na planimetria são medidas as grandezas sobre um plano horizontal. Essas grandezas são as distâncias horizontais e os ângulos horizontais. Pela altimetria fazemos as medições das distâncias e dos ângulos verticais.
Planimetria - Operação que tem por finalidade a determinação, no terreno, dos dados necessários à representação em plano horizontal, da forma e da posição relativas de todos os acidentes que nele se encontram, comportando, assim, a medida de ângulos e de distâncias referidas àquele plano.
Altimetria - Operação no terreno, que nos fornece os dados necessários à representação, em um plano horizontal do relevo da superfície terrestre objeto de levantamento.
Ponto de Estação - ponto de onde se realizam as visadas de Ré e de Vante.
Ré -visada no sentido contrário ao do caminhamento.
Vante visada no sentido do caminhamento.
Ângulo Horizontal ou Azimutal - Ângulo formado entre as projeções horizontais de duas linhas que passam através desses dois pontos e convergem a um terceiro ponto.
Ângulo Vertical ou Zenital - Ângulo de elevação ou depressão em relação ao horizonte. Medido a partir de algum plano de referência, o ângulo é positivo, se o ponto estiver acima do horizonte do observador. Negativo, se o ponto estiver abaixo do horizonte do observador.
Zênite - Ponto da esfera celeste, imediatamente acima do observador, perpendicular ao horizonte do mesmo.
Rumos - é o menor ângulo que o alinhamento faz com o meridiano ( direção Norte-Sul ). Os rumos são contados a partir do Norte OesteLeste a: Ângulo vertical ou do Sul, no sentido horário ou anti -horário, conforme os quadrantes em que se encontram, e variam de 0º a 90º.
Azimutes - Ângulo contado a partir da ponta Norte do meridiano, no sentido horário, variando de 0º a 360º, entre o meridiano e o alinhamento. Podem ser: Verdadeiros,