Resumo da obra "sobre pedagogia"
A educação é primordial na maneira como vamos lidar com a liberdade. É necessário que saibamos entender a nossa natureza e o que nos diferencia dos outros animais para percebermos a enorme diferença em como exercemos a nossa educação. Quando nos damos conta de tudo que o processo educativo envolve, e as diretrizes que ele apresenta é que vamos entender a necessidade de educar de maneira cada vez mais aperfeiçoada, fazendo com que em cada geração haja melhorias na educação e no modo de pensar da sociedade. É necessário que haja um olhar prospectivo concernente ao processo educativo, que os educandos sejam ensinados visando o futuro, gerando assim uma sociedade em que haja melhorias progressivas e que essas melhorias façam com que a humanidade atinja a sua inteira destinação.
Apreciação Crítica
O autor é bastante feliz em constatar que a educação é que torna o homem um ser pensante capaz de domar a sua selvageria sem extirpa-la de si. Ensina-o a conviver com a “liberdade” a que ele se inclina tão naturalmente. Ele é bastante coerente e aborda diversos pontos em um mesmo tema. Consegue nos fazer pensar sobre a natureza humana, a prática educativa, a pedagogia e vários outros temas sem perder o foco central do texto. O autor é ao mesmo tempo bastante realista, pois esclarece alguns problemas educacionais, mas ao mesmo tempo é idealista, pois acredita que é possível sim melhorar a educação se houver um esforço conjunto voltado para esse assunto.
Indicação da obra
O texto é claro, porém em certos momentos nos faz indagar sobre a maneira como temos tratado a educação. É indicado para educadores ou aos aspirantes ao cargo, que desejam se aprofundar e se aperfeiçoar no processo do saber-ensinar.
Credenciais do autor
Immanuel Kant foi um filósofo prussiano, geralmente considerado como o último grande filósofo dos princípios da era moderna, indiscutivelmente um dos pensadores mais influentes.
Referência
O texto “Sobre a pedagogia” de Immanuel Kant