Esoterismo e exoterismo
Esoterismo é o nome genérico que designa um conjunto de tradições e interpretações filosóficas das doutrinas e religiões que buscam desvendar seu sentido oculto. O esoterismo é o termo para as doutrinas cujos princípios e conhecimentos não podem ou não devem ser "vulgarizados", sendo comunicados a um restrito número de discípulos escolhidos.
Helena Blavatsky, criadora da Teosofia, nos diz que "esotérico" refere-se ao que está "dentro", oposto ao que está "fora" e que é "exotérico". Nomeia o significado verdadeiro da doutrina, sua essência, em oposição ao exotérico que é a "aparência" da doutrina, sua "decoração". Também segundo Blavatsky, todas as religiões e filosofias concordam em sua essência, diferindo apenas na "vestimenta", pois todas foram inspiradas na "Religião-Verdade".
Um sentido popular do termo é de afirmação ou conhecimento enigmático e impenetrável. Hoje em dia o termo é mais ligado ao misticismo, ou seja, à busca de supostas verdades e leis últimas que regem todo o universo, porém ligando ao mesmo tempo o natural com o sobrenatural.
Muitas doutrinas espiritualistas são também chamadas esotéricas, porque preservam os conhecimentos verdadeiramente importantes dos “vulgos” ou “leigos” que, por não terem um sentido de “verdade interior”, certamente farão interpretações vulgares e mesmo preconceituosas deste conhecimento.
Podemos verificar, no entanto, que muitas “sociedades secretas” estão, progressivamente, abrindo seus mais bem guardados segredos ao público em geral. Vemos hoje a Maçonaria e a Ordem Rosacruz divulgando aos leigos conhecimentos intangíveis há bem pouco tempo.
Vemos a Umbanda esotérica prosperar e mesmo difundir conhecimentos maravilhosos que antes só podiam ser transmitidos oralmente de mestre para discípulo e com isso desmistificar e clarear uma das mais belas doutrinas humanas.
O mesmo ocorre com a Gnose, que trata do conhecimento superior, interno, espiritual, iniciático.