Fichamento texto padilha mics
O ensino de história da enfermagem nos cursos de graduação de Santa Catarina. (p. 325-336)
PADILHA, Maria Itayra C. de S.. Trabalho, educação e saúde, v4 n.2, 2006.
PADILHA, Maria Itayra C. de S.. Trabalho, educação e saúde, v4 n.2, 2006.
O trabalho da autora através de uma pesquisa realizada No estado de Santa Catarina tenta mostrar a relevância do ensino da historia da enfermagem nos cursos de graduação.
Primeiramente a autora recorre da importância e de como deve ser a construção da historia enquanto campo de pesquisa, para isso utiliza autores que indicam que a historia é extremamente importante para compreensão de uma época e na familiarização entre as épocas, possibilitando o esclarecimento do contexto em que se vive.
Posteriormente Maria Padilha, mostra a importância na construção da identidade do profissional enfermeiro a partir do estudo da historia de sua profissão, principalmente na desconstrução ou reafirmação de determinados significados que o aluno antes de entrar no curso de graduação traz consigo, viabilizando uma visão mais próxima à realidade do que a enfermagem realmente significa.
Em sua pesquisa, em 15 escolas de enfermagem do estado de Santa Catarina, a autora constatou que há um desacordo em relação à visão que os ministradores da disciplina têm sobre a mesma: há aqueles que se fazem mais tradicionais e àqueles que se mostram mais inovadores, sendo que estes abordam a disciplina de forma mais problematizadora. Ainda constatou que em muitas instituições não há a existência da disciplina específica de História da enfermagem, mas sim a inclusão dentro da abordagem de outras disciplinas. Com carga horária variada entre 30 e 60 horas, e sendo ministrada majoritariamente nos primeiros períodos do curso. As estratégias de ensino são comuns, sendo raramente utilizados métodos mais dinâmicos como teatro entre outros.
Por fim a autora conclui a