Topografia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
COLÉGIO TÉCNICO UNIVERSITÁRIO
COORDENAÇÃO DE CONSTRUÇÕES CIVIS
TOPOGRAFIA
CAPÍTULO I - INTRODUÇÃO ORIGEM DA TOPOGRAFIA
:
O nome “topografia” é originário da fusão de dois vocábulos gregos: “topos” que quer dizer lugar e “graphein” que significa gravar ou descrever. Então, etimologicamente, a palavra topografia significa descrição do lugar.
A topografia já era instintivamente utilizada desde a época primitiva pois a própria necessidade de habitar fazia com que o homem conhecesse o local mais apropriado para construir a sua moradia. A necessidade do homem de demarcar suas reservas de caça ou seus mananciais de água e florestas fez com que o mesmo desenvolvesse plantas topográficas rudimentares. Isto pode ser comprovado pelos desenhos que os homens das cavernas fizeram nas paredes, dando idéia de orientação e medição. As cartas topográficas rudimentares eram feitas também, com cipós, conchas, peles de animais, etc. As primeiras cartas topográficas, com características modernas, foram atribuídas ao sábio Aneximandro que viveu entre os anos 610 e 547 AC.
1.2 – A TOPOGRAFIA COMO INSTRUMENTO NA ENGENHARIA:
É fundamental que o engenheiro tenha conhecimento da representação do relevo do solo, para que possa encontrar soluções para os problemas e desenvolver os projetos necessários ao melhoramento das condições locais. Através da Topografia, as peculiaridades do terreno são estudadas, medidas e levadas para a prancheta do engenheiro para estudo de detalhes e soluções. Após conclusão do projeto definitivo, usa-se novamente a Topografia para transportar os dados desse projeto para o campo.
Podemos dizer que sem a Topografia, seria impossível a realização de qualquer obra de engenharia pois ela é a base sobre a qual se assentam todos os demais ramos da
Engenharia.
1.3 – DEFINIÇÃO DE TOPOGRAFIA:
Existem várias