Topografia- equipamentos
TOPOGRAFIA
INTRODUÇÃO
Durante muito tempo a representação do espaço baseava-se na observação e descrição do meio. Com o passar do tempo surgiram técnicas e equipamentos de medição que facilitaram a obtenção de dados para uma representação da área em questão. Assim surge a Topografia. A palavra "Topografia" deriva das palavras gregas "topos" (lugar) e "graphen" (descrever), o que significa, a descrição exata e minuciosa de um lugar. Ela determinar o contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, do fundo dos mares ou do interior de minas, desconsiderando a curvatura resultante da esfericidade da Terra.
Ela é a base de qualquer projeto e de qualquer obra realizada por engenheiros ou arquitetos. A topografia, fornece os métodos e os instrumentos que permitem este conhecimento do terreno e asseguram uma correta implantação da obra ou serviço Para isto faz se necessário o conhecimento em relação aos materiais básicos para levantamentos de dados.
- Equipamentos e acessórios Primeiramente é necessária a diferenciação entre um equipamento e um acessório topográfico. Os equipamentos são utilizados para realizar medições lineares já os acessórios não fazem medições apenas servem como auxilio. São eles:
* Balizas
* Bússola
* Diastímetro (trena)
* Estação total
* Haste
* Nível topográfico
* Prisma
* Régua graduada ou mira topográfica
* Teodolito
* Tripé
- Descrição dos equipamentos e acessórios:
* As balizas são um acessório utilizado para manter o alinhamento, na medição entre dois pontos, quando há necessidade de se executar vários lances com o diásmetro. conforme figura a seguir, são feitas de madeira ou ferro; arredondado, sextavado ou oitavado, seu comprimento é de 2 metros e são pintadas em cores contrastantes para fácil visualização á distancia e devem ser mantidas na posição vertical, sobre a