Equipamentos de Topografia
Teodolito: Instrumento destinado a medir ângulos horizontais e verticais. Podem ser mecânicos ou eletrônicos.
Fio de prumo: Instrumento para detectar a vertical do lugar e elevar o ponto. Pode ser adaptado num prisma ortogonal ou num tripé.
Trena: Instrumento utilizado para medição direta das distâncias. Podem ser de fibra de vidro, de aço ou ínvar. As trenas de fibra de vidro não são recomendadas pelo fato das fibras de vidro quebrarem e não ser visível as usuário. As de aço devem ser utilizadas com fator de correção de temperatura.
Nível: Destinado a gerar um plano horizontal de referência para calcular os desníveis entre pontos. Podem ser automáticos ou digitais.
Mira: Serve para medir a distância vertical de um ponto até o plano horizontal do nível.
Para os níveis digitais, a mira deve ser com código de barras.
Nível de cantoneira: Instrumento utilizado para detectar a vertical de outro instrumento. Pode ser adaptado numa baliza ou numa mira.
Bastão: Instrumento que serve para elevar o ponto topográfico com o objetivo de torná-lo visível. Possui encaixe ou rosca para adaptação de antena GPS ou prisma.
Prisma: Instrumento destinado à reflexão do sinal emitido por um distanciômetro ou uma estação total.
Estação total ou Taqueômetro eletrônico: Nada mais é do que teodolitos eletrônicos digitais com distanciômetros eletrônicos incorporados e montados num só bloco. Pode armazenar dados coletados e executar alguns cálculos mesmo em campo.
GPS: Instrumento destinado para medição de coordenadas geodésicas via satélite.
Tripé, bipé e monopé: Tripé é utilizado para a sustentação de outros instrumentos como teodolitos, estações totais, níveis, bastão, baliza, etc...Bipé é um suporte para apoio da baliza ou do bastão e Monopé é um suporte para apoio da bússola.
Baliza: Serve para elevar o ponto topográfico com o objetivo de torná-lo visível.
Bússola: Instrumento que se utiliza para a determinação do norte magnético, direções e