Equipamentos e acessorios de topografia
Para o estudo da Topografia se faz necessário à utilização de instrumentos específicos. Em uma aula prática realizada no Complexo Laboratorial do Centro Universitário Luterano de Palmas – ULBRA, os alunos de Topografia I tiveram por finalidade conhecer previamente os principais acessórios e equipamentos topográficos, assim como suas funcionalidades, características, preservação e manuseio. Outras informações importantes foram quanto ao transporte dos equipamentos, formas de empunhaduras e fixação em pontos específicos.
2. MÉTODO
Apresentação dos objetos em estudo descrevendo e demonstrando acessórios e equipamentos necessários para o estudo de levantamento de dados na Topografia.
3. ACESSÓRIOS
Os acessórios apresentados foram:
* PIQUETE
Os piquetes são produzidos por madeira roliça com diâmetro variando de 3 a 5 cm ou de seção quadrada, com superfície no topo plana e comprimento variável de 15 a 30 cm, no qual depende do tipo de terreno em que será realizada a medição. São assinalados (marcados) na sua parte superior com tachinhas de cobre, pregos ou outras formas de marcações que sejam permanentes. Tem por função marcar convenientemente os extremos do alinhamento a ser medido, ou seja, servem para assinalar (materializar) os vértices dos ângulos, origem e fim das curvas, mudanças de aparelhos e etc., ou qualquer ponto que seja necessário uma identificação futura. Essa marcação é efetuada pela cravação do piquete no solo tendo por principal função materialização de um ponto topográfico no terreno com uma parte de cerca de 3 a 5 cm que deve permanecer visível.
* ESTACAS TESTEMUNHAS
São fabricadas de madeira com secção transversal de 4 cm x 4 cm com cerca de 30 a 50 cm de comprimento. Apresenta um chanfro na parte superior para permitir uma inscrição, onde é colocado o nome ou número do piquete a que esta estaca se refere.
Tem por finalidade, possibilitar e facilitar a identificação e localização do