1 RELAT RIO DE TOPOGRAFIA MATHEUS MENDES
726 palavras
3 páginas
Topografia APRESENTAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS TOPOGRÁFICOS.
Matheus Mendes de Oliveira Sousa
Local: CEULP/ULBRA PALMAS-TO
PALMAS-TO 2015
INTRODUÇÃO
A palavra "Topografia" deriva das palavras gregas "topos" (lugar) e "graphen" (descrever) significando, portanto, a representação exata de um lugar. A topografia é de suma importância para a descrição de um lugar e é a base para projetos e obras de engenharia e arquitetura, mas que exige um conhecimento prévio dos conceitos topográficos, bem como dos materiais necessários para a boa execução deste estudo.
MATERIAIS E MÉTODOS
A aula de reconhecimento dos equipamentos topográficos foi realizada no Complexo Laboratorial - Extensão Rural/topografia . Os equipamentos e acessórios apresentados durante aula foram:
EQUIPAMENTOS: Teodolito, Estação, Bússola e Mira Topográfica ou Régua Graduada e Diastímetro.
ACESSÓRIOS: Estaca, Piquete, Baliza, Nível de Cantoneira, Tripé, Haste ou Bastão e Prisma. A seguir, estão os equipamentos e acessórios citados acima, bem como suas características e uso.
ACESSÓRIOS
Estaca;
Acessório utilizado como testemunha da posição do piquete. Tem cumprimento de 15 a 40 cm e é cravada cerca de 30 a 50 cm do piquete.
Piquete;
Acessório geralmente feito de madeira e com cumprimento de 15 a 30 cm que marca os extremos do local a ser medido. Quando cravado no solo, cerca de 3 a 5 cm deve permanecer visível.
Baliza;
Acessório utilizado para manter o alinhamento numa medida entre pontos, onde auxilia o diastímetro. Geralmente tem 2m de cumprimento, pintadas com diferentes cores (branco, vermelho e preto) e com uma ponta de ferro (como uma lança) devendo ser usada verticalmente.
Nível de Cantoneira : é um instrumento similar ao teodolito, óptico e de precisão, para leitura de alturas sobre uma mira colocada verticalmente sobre os pontos topográficos a nivelar. O nível, ao contrário do teodolito, nunca é instalado sobre um ponto topográfico,