Introdu 2 Impulso ou quantidade de movimento
Introdução 1
Impulso 2
Teorema Impulso – Quantidade de Movimento 4
Conservação da Quantidade de Movimento 4
Conclusão 6
Bibliografia 7
Introdução
O presente trabalho visa essencialmente sobre as grandezas físicas importantes, denominada impulso, que está relacionada com a força que actua sobre um objecto e com o tempo em que ela atua. Em seguida veremos sua relação com outra grandeza física chamada quantidade de movimento, que está relacionada com o movimento de um objecto, para finalmente aprendermos sobre outro princípio de conservação, o Princípio da Conservação da Quantidade de Movimento.
Impulso
Impulso é a grandeza física que relaciona a força que atua sobre um corpo e o intervalo de tempo que ela atua sobre o mesmo. Imagine a situação ilustrada abaixo, onde se tem a actuação de uma força constante durante um determinado intervalo de tempo, Δt = tf – ti, sobre um bloco de massa m.
Força sobre um bloco de massa m
O produto dessa força constante pelo intervalo de tempo de aplicação da mesma é chamado de Impulso, e é representado pela letra I. O impulso é uma grandeza vectorial, possui módulo, direcção e sentido. Em módulo, a equação que determina o impulso pode ser escrita da seguinte forma:
I = F. Δt
No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade do impulso é o Newton vezes segundo N.s.
Quantidade de Movimento
Considere um corpo de massa m, deslocando-se com uma velocidade v, com relação a um referencial. Dizemos que a quantidade de movimento do corpo é o produto entre sua massa e velocidade:
Onde:
Q é a quantidade de movimento (grandeza vetorial) m é a massa do corpo (dada em kg no SI) v é a velocidade (grandeza vectorial dada em m/s no SI)
No sistema internacional, a quantidade de movimento é dada em kg.m/s (quilograma x metro por segundo).
Exemplos:
1) Em um ponto material é aplicada uma força de intensidade 5,4 x 102 N, durante um intervalo de tempo igual a 1,1 x 10-1s. Determine a intensidade do