equipamentos auxiliares de topografia
Entre os equipamentos auxiliares para se efetuar os levantamentos topográficos incluem-se: balizas, fichas, trenas de aço, de lona, de fibra sintética e correntes de agrimensor. São esses equipamentos que estarão presentes em todos os trabalhos topográficos. Balizas: são peças geralmente de madeira, com 2m de altura, de seção octogonal,pintadas a cada 50cm, em duas cores contrastantes (vermelho e branco). Poderá ser também de ferro e nesse caso, de canos galvanizados ou condutos elétricos. A baliza é um auxiliar indispensável para quaisquer trabalho topográfico, pois possibilita a medida de distancias ou alinhamentos de pontos e serve ainda para destacar um ponto sobre o terreno, tornando-o visível de locais muito afastados.
Fichas: são peças de ferro de seção circular, com m diâmetro de 1/4” ou 3/16”, com cerca de 40cm de altura. As fichas destinam-se a marcação de um ponto sobre o solo por curto período, porque sua forma permite fácil e rápida cravação e retirada do solo.
Corrente de agrimensor: trata-se de um peça, para medida de distancia, que conforme seu nome assemelha-se a uma corrente. Tem grande facilidade de articulação e rusticidade, qualidades que a fazem ser muito pratica para ser usada no campo. Mas seu emprego atual é limitado pois com o aparecimento das trenas de fibra sintética a medida é muito mais precisa e pratica.
Trena de pano ou lona: São indispensáveis pois tem grande facilidade de manuseio e torna, porem , muito aconselhável para medidas secundarias de pouca responsabilidade, principalmente na medida de detalhes. Maias com prevenido sobre a grande facilidade que a trena de pano tem de aumentar o seu comprimento quando puxada com força superior a q se destina , ela vem sendo substituída por produto sintético, com sensíveis melhoras na durabilidade e na precisão.
Trena de aço: é uma peça idêntica a trena de pano, porem tem a fita de aço que tem maior precisão. Neta peça, os erros ocasionados por