Topografia aplicada à Arquitetura
ARQUITETURA E URBANISMO
3º Semestre Matutino-Turma A
Topografia aplicada à Arquitetura
Pesquisa Temática
INTERPOLAÇÃO POR COTAS – CHAPADA DOS GUIMARÃES
Cuiabá – MT
2014/07
SUMÁRIO
1. Introdução
A determinação da cota de um ponto, pode ser realizada através de métodos de interpolação. O objetivo consiste em inferir (extrapolar) a cota de um ponto, com base nas cotas de outros pontos, numa vizinhança conhecida.
Métodos para a interpolação e traçado das curvas de nível com o levantamento topográfico altimétrico são obtidos diversos pontos com cotas conhecidas. A partir destes é que as curvas serão desenhadas. Cabe salientar a necessidade das coordenadas planas dos pontos para plotá-los sobre a carta. O número de pontos e sua posição no terreno influenciarão no desenho final das curvas de nível.
2. Desenvolvimento
2.1. Interpolação de pontos cotados
O relevo da superfície terrestre é uma feição contínua e tridimensional
(Fig. 1). Existem diversas maneiras para representar o mesmo, sendo o mais usual as curvas de nível (Fig. 2).
Curvas de nível: Podem ser definidas como linhas que unem pontos com a mesma cota ou altitude. Representam em projeção ortogonal a interseção da superfície do terreno com planos horizontais (Fig. 3). A linha vermelha marca a interseção do plano horizontal com o relevo.
Perfis transversais: são cortes verticais do terreno ao longo de uma determinada linha. Um perfil transversal (Fig. 4) é obtido a partir da interseção de um plano vertical com o terreno (Fig. 5).
Durante a representação de um perfil, costuma-se empregar escalas diferentes para os eixos X e Y,