topicos
2-As mudanças globais e a crescente importância dos fluxos e das redes transnacionais em todas as áreas da vida social criam novos desafios às ciências sociais. No entanto, os pressupostos fundamentais destas ciências estão ligados às suas origens, que radicam em modelos ocidentais de industrialização e de formação do estado-nação. Ainda subsistem especificidades nacionais consideráveis na organização, nas abordagens teóricas e metodológicas, nos problemas estudados e nos resultados.
3-Nas duas últimas décadas, o tema da globalização tem ocupado espaço cada vez maior nas pautas das reuniões de organizações internacionais e nos fóruns de debate mundiais. O recente fim de século e de milênio propiciou uma oportunidade de reflexão em escala mundial sobre os rumos da história ao longo dos últimos cem anos, e estimulou o pensamento sobre o futuro da humanidade face aos novos desafios e dilemas do mundo moderno. A globalização econômica é uma faca de dois gumes. De um lado, descortina novos horizontes para a economia mundial, de outro, entretanto, pode abrir o fosso que separa pessoas e países, aumentando o abismo entre os beneficiados com o processo e os desfavorecidos da fortuna. Há um claro divisor de águas entre aqueles que defendem os aspectos positivos da integração econômica e aqueles que somente vêem as mazelas do processo, que são conseqüência, mesmo que por vezes involuntária, da integração econômica mundial.
4-O cenário do desenvolvimento econômico mundial está em um processo de grandes transformações nas últimas décadas devido a diversos