anatomia
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS E DA SAÚDE-CCBS
CURSO DE FARMÁCIA
RELATÓRIO DE ANATOMIA
(SISTEMA DIGESTÓRIO)
São Luís – MA
2013
RELATÓRIO DE ANATOMIA
(SISTEMA DIGESTÓRIO)
São Luís – MA
2013
INTRODUÇÃO
Para um completo funcionamento do organismo e sua manutenção se faz necessário um suprimento constante de material nutritivo. Com a digestão, o alimento torna-se solúveis e sofrem modificações químicas para que haja essa absorções e assimilações. Os órgãos que compreendem esse sistema, portanto, estabelecem basicamente a função de: depressão, mastigação, deglutição, digestão e absorção dos alimentos e a expulsão dos resíduos, eliminados sob a forma de fezes. (Dângelo; Fattini, 2009)
O sistema digestório é dividido em tubo digestório (canal alimentar) e órgãos anexos (glândulas). Do primeiro fazem parte a cavidade bucal, faringe, esôfago, estômago, intestinos (delgado e grosso) e ânus; o tubo digestório é, portanto, aberto nas suas duas extremidades, dessa forma o alimento ao passar por esse canal não compreende o meio interno, mas externo do corpo.
Não compreendendo o canal alimentar, mas auxiliando no processo digestivo, o sistema digestório possui os órgãos anexos que são compreendidos pelas glândulas salivares, o fígado e o pâncreas. (UFC, 20--)
Este trabalho visa analisar como todas as estruturas desse sistema se relacionam, assim como as suas posições anatômicas e como se relacionam com os órgãos adjacentes.
DESENVOLVIMENTO
As principais porções do sistema digestório são: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.
A boca comunica-se anteriormente com o "exterior" através de uma fenda limitada pelos lábios, a rima bucal, e, posteriormente, com a parte bucal da faringe, através de uma região estreitada, o