Tonsilectomia
A tonsilectomia é um processo cirúrgico que consiste na retirada das amígdalas palatinas, quando as mesma estão inflamadas, elas são glândulas localizadas na parte posterior da garganta.
CUIDADOS PRÉ OPERATÓRIOS:
O esclarecimento do paciente e sua família no pré-operatório sobre a possibilidade de dor, hemorragia e vômitos facilita o pós-operatório, pois muitas vezes, como se trata de uma cirurgia muito "popular", as pessoas tendem a minimizar suas repercussões, não estando preparadas para as manifestações pós-operatórias.
O exame geral do paciente é imprescindível.
Os exames hematológicos pré-operatórios de rotina, em pacientes sem outras patologias, devem englobar o coagulograma e hemograma com contagem de plaquetas
O paciente deverá manter jejum de pelo menos 12 horas antes da cirurgia, evitando refluxo gástrico e conseqüente aspiração; deve ser tomada especial atenção quanto ao estado de hidratação do paciente, já que o jejum e a perda sangüínea durante a cirurgia podem levar à desidratação.
Recomenda-se sempre a realização de reposição volêmica durante a cirurgia e, em alguns casos, no pré-operatório.
No dia da cirurgia a temperatura do paciente deve estar igual ou inferior a 37,5ºC.
Podem ser usados sedativos na noite anterior à cirurgia com o objetivo de minimizar a ansiedade do paciente.
CUIDADOS PÓS OPERATÓRIOS NO HOSPITAL:
Repouso absoluto por um período em torno de 7 a 14 dias; Não falar;
Alimentação líquida e fria por um periodo de 7 a 14 dias (Leite, Danone, Gelatina, Suco, Yakult, Vitamina e Sorvete). Devem ser evitados alimentos que possam causar lesão aos tecidos faríngeos por um período de 3 semanas.
Adultos devem ser proibidos de fumar no pós-operatório, porque pode ocorrer inflamação secundária que pode prolongar o período de cicatrização.
Os pacientes podem reclamar de dores, o que é perfeitamente normal em alguns casos.
CUIDADOS PÓS OPERATÓRIOS DOMICILIAR: Levantar, permanecendo em