Sistema linfático
O sistema linfático é parecido com sistema sanguíneo e ambos estão relacionados, em suas funções e anatomicamente, mas há diferenças entre os dois, no sistema linfático não há um órgão central bombeador. O sistema linfático tem diversas funcionalidades, e suas principais são de transporte de líquido intersticial (líquido onde as células ficam mergulhadas e de onde elas retiram seus nutrientes e eliminam substâncias residuais de seu metabolismo), exterminar microrganismos, e também defende o corpo de muitas doenças infecciosas, produzindo anticorpos. Formam o sistema linfático: Um sistema vascular (composto de capilares linfáticos, vasos coletores e troncos linfáticos), linfonodos, órgãos linfoides (tonsilas, baço e timo). Guirro e Guirro (2004)
O sistema linfático consiste em três funções principais Drenagem do excesso de líquido intersticial provenientes dos espaços e o retornam ao sangue mantendo o balanço dos fluídos no corpo transporte de lipídios alimentares e as vitaminas lipossolúveis ( A, D, E e K) Absorvido pelo gastrointestinal ao sangue, respostas imunes contra micróbios específicos ou células anormais .(Tortora G.J 2006)
Orgãos e tecidos linfáticos- Os órgãos e tecidos linfáticos se classificam em dois grupos com bases em suas funções. Os órgãos e tecidos linfáticos primários locais em que as células tronco se dividem e se desenvolvem em células B e células T maduras inserindo a medula óssea vermelha e o timo. Os órgãos e tecidos linfáticos secundários, locais que ocorrem a maioria das respostas imunes, incluem os linfonodos, baço e os nódulos linfáticos. Tortora e Grabowski (2006)
Linfonodos Os linfonodos são também conhecidos como gânglios ou nodos linfáticos, são formações que se dispõe ao longo dos vasos do sistema linfáticos e são em números de 600 a 700 ao todo. Estão situados geralmente na face anterior das articulações, desempenham em geral o papel de reguladores da corrente linfática, cuja