Tonga
Com uma área de {{fmtn|747|km², Tonga é o 172.º maior país do mundo em área territorial. Sua população é ligeiramente superior aos 100 000 habitantes, colocando o reino na 178.ª posição entre os países mais populosos e resultando numa densidade demográfica de 153 hab./km².
O arquipélago de Tonga foi descoberto e explorado pelos holandeses Willem Schouten e Jacob Le Maire, em 1616. Em 1900, o território tornou-se um protetorado britânico. Em 1970, foi concedida a independência à ilha, que se tornou membro da Organização das Nações Unidas (ONU), do Secretariado da Comunidade do Pacífico — antes chamado de Comissão do Pacífico Sul — e do Fórum das Ilhas do Pacífico.
Em muitas línguas polinésias, a palavra "Tonga" significa "sul".7 Provavelmente, o arquipélago recebeu este nome devido à sua localização ao sul das ilhas de Samoa.7 No entanto, para os tonganeses o nome de seu país significa "jardim".
Evidências arqueológicas mostram que os primeiros colonos de Tonga chegaram navegando das Ilhas Santa Cruz (politicamente são parte das Salomão, mas seu ecossistemade florestas úmidas é o mesmo de Vanuatu) nas primeiras migrações do povo ancestral conhecido como Lápita (os descendentes diretos atuais desse povo são os melanésios) para o crescente Fiji-Tonga-Samoa, berço da cultura