Tomás de aquino
Sobre os legados deixados, foram estritos, ensinos, sumas e compêndio, obras recomendadas pelos magistério eclesial. A “suma contra os gentios” (1260 a 1264) era direcionada a missionários cristãos que iriam confrontar-se com as doutrinas filosóficas árabes. O “compendio de teologia (1272 a 1273) escrito ao fim de sua vida, fora dedicado a um de seus alunos, Reginaldo Piperno. O “compendio da doutrina cristã” obra inacabada. Essas três obras correspondias as virtudes teologais (a fé, a esperança e a caridade). A história da igreja no segundo milênio nunca deixou de recomendar a doutrina de Tomás como fonte inesgotável de sabedoria, certo de que nos achegam as aguas puríssimas da sã doutrina.
Tomás teria um dia perguntado “quem é Deus?”, sua vida foi totalmente dedicada a responder essa resposta, o artigo sétimo da primeira suma teológica, onde coloca Deus como sujeito da teologia, o sujeito e uma ciência, aquilo que essa ciência trata pretende ser um discurso sobre Deus.
Como teólogo o ideal do Frade Dominicano era contemplar a Deus, par transmiti-lo aos outros.
As duas teologias, a natural e a rebelada, no primeiro caso a razão que ascende a Deus por meio das coisas criadas, no segundo, é