Tomada de descisao
O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de esclarecer como um bom planejamento pode ajudar os administradores nas tomadas de decisões futuras, observando os tipos, estilos e suas variadas ramificações. Abordaremos os principais aspectos da tomada de decisão tais como: As maneiras de pensar sobre a tomada de decisão nos negócios, enfatizando o pensamento linear e sistêmico; tipos de decisões gerenciais, ressaltando as decisões programadas e não-programadas; níveis de tomadas de decisão em uma organização, destacando as tomadas de decisões estratégicas, táticas e operacionais; estilos de tomada de decisão, salientando o pacificador ou avesso a problemas, o solucionador e detector de problemas; tomadas de decisão sobre diferentes condições, evidenciando as condições de certeza, de risco e incerteza; e etapas no processo de tomadas de decisão, citando a análise situacional, geração de alternativas, avaliação das conseqüências, teste-piloto e implementação total.
TOMADA DE DECISÃO
Decidir é situar-se em relação ao futuro. É o processo pelo qual são selecionadas algumas ou apenas uma entre várias alternativas para as ações a serem desenvolvidas. Processo de tomada de decisão é a seqüência de eventos empreendida pela administração para solucionar algum problema gerencial, um processo sistêmico que segue uma seqüência de identificação de problemas, geração de soluções alternativas, análise das consequências, seleção e implementação da solução, avaliação e feedback. (MONTANA, P.J; 2003. p. 87)
De acordo com Chiavenato (1997, p. 710) elucida ao definir decisão como “o processo de análise e escolha entre várias alternativas disponíveis do curso de ação que a pessoa deverá seguir”. Tomada de decisão, segundo Oliveira (2004), nada mais é do que a conversão das informações em ação, assim sendo, decisão é a ação tomada com base na apreciação de