Tomada de decisão
É necessário que o encarregado da captação de recursos entenda o processo interno de tomada de decisão da organização. Entre eles, é importante saber se a diretoria necessita estar envolvida; se o diretor executivo ou outros funcionários com cargo de chefia necessitam ler e aprovar a proposta; quais dos funcionários precisam estar envolvidos; qual o tipo de envolvimento dos funcionários; quem verifica se a proposta se enquadra no planejamento estratégico da organização.
4.2.4 O relacionamento com a equipe
É imprescindível o relacionamento com toda a equipe executiva da organização na atividade de captação de recursos. Esses relacionamentos podem ser verticais (dentro da equipe de captação de recursos) ou horizontais (o captador com os demais integrantes da organização).
• Relacionamento Vertical
o Relacionando-se com colegas da captação
O gerente de captação de recursos deve se relacionar com todo o ambiente organizacional, além de supervisionar o planejamento do trabalho, realizar avaliações de desempenho individual de seus subordinados, contratar as pessoas melhor qualificadas e dispensar as de baixo desempenho.
o Relacionando-se com dirigentes
O gerente de captação de recursos deve ter reuniões regulares com o diretor executivo, o qual deverá fazer o elo com a diretoria. Com uma abordagem estratégica, é possível conseguir apoio para apresentar as decisões tomadas pelos dirigentes da organização a respeito da captação de recursos e informar a diretoria sobre a importância da mesma.
• Relacionamento Horizontal
É necessário o bom relacionamento com os encarregados de todos os setores da instituição, particularmente os que atuam diretamente com o público-alvo, dos quais é necessário apoio e compreensão. Além disso, é importante também que estejam presentes em visitas a doadores, o qual é importante na prestação de contas dos recursos obtidos.
• O que