Todo dia e dia de vacinação
Vacinas são substâncias produzidas a partir de agentes patogênicos (vírus, bactéria ou parte deles), inativos ou enfraquecidos.
Ao ser introduzido no organismo humano, a vacina provoca uma reação do sistema imunológico promovendo a produção de anticorpos contra aquela substância. Desta forma, a vacina prepara o organismo para que em caso de infecção por aquele agente patogênico o sistema de defesa possa agir com força e rapidez, combatendo-o. Em alguns casos a doença pode se desenvolver porém de forma branda.
Finalidades
Redução da morbidade e mortalidade por doenças que são preveníeis por imunização.
Calendário de Vacinação
O Calendário de vacinação brasileiro é aquele definido pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI/MS) e corresponde ao conjunto de vacinas consideradas de interesse prioritário à saúde pública do país. Existem vacinas recomendadas desde o nascimento até a terceira idade e distribuídos gratuitamente nos postos de vacinação da rede pública.
CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO DA CRIANÇA
Orientações importantes para a vacinação da criança:
(1) vacina BCG: Administrar o mais precoce possível, preferencialmente após o nascimento. Nos prematuros com menos de 36 semanas administrar a vacina após completar 1 (um) mês de vida e atingir 2 Kg. Administrar uma dose em crianças menores de cinco anos de idade (4 anos 11meses e 29 dias) sem cicatriz vacinal.
Contatos intradomicíliares de portadores de hanseníase menores de 1 (um) ano de idade, comprovadamente vacinados, não necessitam da administração de outra dose de
BCG. Contatos de portadores de hanseníase com mais de 1 (um) ano de idade, sem cicatriz - ministrar uma dose. Contatos comprovadamente vacinados com a primeira dose - administrar outra dose de BCG. Manter o intervalo mínimo de seis meses entre as doses da vacina. Contatos com duas doses não administrar nenhuma dose adicional. Na incerteza da existência de cicatriz vacinal ao exame dos contatos