sustentabilidade no DF
Abraão Manoel
Elida Britto
1- Definições
O conceito de sustentabilidade é um conceito sistêmico, pois envolve aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais. Todas praticas sustentáveis visam promover a utilização racional de recursos naturais, produtos e serviços sem prejudicar a o meio ambiente e a sociedade como um todo. Sustentabilidade é suprir as necessidades da geração presente sem comprometer as necessidades das gerações futuras.
Quando se fala na utilização destes recursos naturais e produtos deve-se levar em conta o descarte e o aproveitamento correto dos mesmos, além de todo o processo envolvido na produção dos mesmos: como mão de obra; logística; ativos energéticos e consumo de água;
Para se elaborar um bom projeto sustentável a faz-se necessário ouvir a os membros da comunidade onde o projeto será montado, quer sejam empresas, entidades, órgãos públicos e cidadãos com o objetivo de conhecer a realidade ouvir as idéias da comunidade; criar grupos de apoio para a implantação do projeto.
2. Principais pontos analisados
2.1. Setor Agropecuário no Distrito Federal
O setor Agropecuário causa pouco impacto econômico e ambiental no Distrito Federal representando uma área de devastação pequena e respondendo apenas por 0,25% do PIB local.
Apesar do consumo de carne bovina e suína ser alto no DF, grande parte da produção é importado de outros estados, tendo em vista que segundo dados do IBGE o rebanho de bovinos e suínos no DF é de aproximadamente 100.000 bovinos e 94.000 suínos, prevalecendo no Distrito Federal a criação de frangos: 08 milhões de frangos ao ano.
De acordo com a WWF para se produzir 01 kg de frango são gastos 4300 litros de água, no caso do DF este gasto de água chegaria a 34.4 bilhões de litros de água.
Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) o consumo anual de peixe é de 14 kg por habitante no