Projeto sobre vacinação
TÉCNICO EM ENFERMAGEM - 1ª ETAPA -
AVALIAÇÃO DA REGULARIZAÇÃO DO ESQUEMA VACINAL DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO MÉDIO NOTURNO DO INSTITUTO ANNES DIAS
ALUNOS: JÚLIA MACHADO, ROSANA KUNZ, JONEI LENA E DIEGO EHMKE
OUTUBRO/2012
1. PROBLEMA: Calendário de vacinação de jovens e adultos atrasado e as consequências resultantes deste atraso.
2. JUSTIFICATIVA: Avaliar os problemas existentes devido ao calendário vacinal atrasado e identificar o motivo deste descuido com a vacinação.
3. OBJETIVO GERAL: Identificar como está o esquema vacinal de jovens e adultos do Ensino Médio noturno do Instituto Annes Dias.
3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Levar conhecimentos sobre o calendário de vacinação aos jovens e adultos participantes da pesquisa e verificar como está sendo aplicada as orientações sobre saúde pública na escola, ou seja, se a instituição de ensino orienta os alunos sobre a importância das vacinas em dia.
4. REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO:
Com a instituição da primeira vacina no Brasil, em 1804, contra a varíola, a área de epidemiologia passou a se desenvolver cada vez mais, chegando à situação que temos hoje: erradicação da febre amarela e varíola; ausência de registros de casos de paralisia infantil há 22 anos e de sarampo há 10 anos. Doenças como hepatite B, varíola, rubéola, entre outras, podem ser evitadas através da vacinação em dia. A vacina nada mais é do que um antígeno (proteínas, toxinas, partes de bactérias ou vírus, ou mesmo vírus e bactérias inteiros, atenuados ou mortos) inoculado no sangue da pessoa vacinada, com o objetivo de produzir anticorpos contra este determinado agente infeccioso, pois ao ser introduzido no organismo da pessoa, provoca uma reação do sistema imunológico semelhante à que ocorreria no caso de uma infecção por este determinado agente patogênico, desencadeando a produção de anticorpos, que acabam por tornar o organismo imune ou, ao menos mais resistente,