PEDAGOGIA
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
DISCIPLINAS: ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
TUTOR PRESENCIAL- VALDMILSON MILHOMEM COSTA
CURSO: PEDAGOGIA- 1º PERÍODO
DESAFIO PROFISSIONAL Flavia Raniele do Carmo Ferreira RA- 8907173299 Francileide Miranda Cunha RA 8948180104 Francileny Araujo Ferreira RA 8946193155 Rita Maria do Socorro Meneses Lima RA 8558923053 Teresinha de Jesus Lima Silva RA8900985020
Caxias-MA
2014
Introdução
Há uma diversidade de sentidos em torno do termo “multiculturalismo” que tendem a visibilizar as identidades sócio culturais são perspectivas que se distingue uma abordagem sectária e outras mais dialógicas segundo MORGADO (2010)
O termo multiculturalismo é constituído a partir de três abordagens assimilação compensatório e intercultural.
A abordagem assimilação, tem uma concepção fundamentada na ideia de homogeneização da cultura na qual todos os desviantes da cultura, dominante são vistos enquanto “perturbadores do consenso social e da ordem instituída”.
O multiculturalismo é o reconhecido das diferencias, da individualidade de cada um. No Brasil, o convívio multicultural não deveria representar uma dificuldade afinal a sociedade brasileira resulta da mistura de varias raça cada uma com seus costumes seus valores, seu modo de vida.
A educação confronta-se hoje com uma riqueza de culturas diferenciadas muito grande. E importante o respeito pelo o pluralismo.
RESPEITO ÁS DIVERSIDADES E AO MULTICULTURALISMO
O Brasil é constituído de uma multiplicidade de identidades e modos de ser porem essa sociedade miscigenada foram instruídos ao longo da historiografia brasileira por intermédio de políticas educacionais com orientação monocultural que privilegiavam somente os homens brancos,