Toc (transtorno obsessivo compulsivo)
É um distúrbio psiquiatrico de ansiedade e transtornos mentais, caracterizada pela obsessão e compulsão, as causas do toc ainda não foram encontradas, existem várias teorias sobre isso porém nenhuma realmente comprovada.
Entende-se pela obsessão do toc pensamentos e ideias que invadem a pessoa de forma insistentemente sem que ela queira. Como um disco riscado que se põe a repetir sempre o mesmo ponto da gravação, eles ficam patinando dentro da cabeça e o único jeito para livrar-se deles por algum tempo é realizar o ritual próprio da compulsão, seguindo regras e etapas rígidas e pré-estabelecidas que ajudam a aliviar a ansiedade. Alguns portadores dessa desordem acham que, se não agirem assim, algo terrível pode acontecer-lhes. No entanto, a ocorrência dos pensamentos obsessivos tende a agravar-se à medida que são realizados os rituais e pode transformar-se num obstáculo não só para a rotina diária da pessoa como para a vida da família inteira.
É comum que pessoas com TOC tenha partes do cérebro mais desenvolvida do que as demais pessoas como por exemplo facilidade em aprender e rapidez na associação de pensamentos , o que torna a irritabilidade ainda maior.
O Ciumes no TOC
O ciúmes em relacionamento amorosos, de amizade ou familiar em pessoas com TOC, torna-se excessivo e sem fundamentos, suas preocupações são irracionais e descontextualizadas. A intensidade de pensamentos ruins que envolvem a traição e a desconfiança torna-se incontrolável, promovendo ansiedade, angustia e agressividade.
Muitos ciumentos podem apresentar comportamentos de verificação – ligar constantemente, verificar se o parceiro estava falando a verdade, checar e-mails ou as chamadas no celular, entre outros.
Esse ciúmes e atitudes querem dizer que a pessoa é louca ou quer seu próprio mal e o mal de outras pessoas?
Não esse comportamento de repetição de pensamentos é um ritual não controlável seguido das verificações que tem com intuito