TOC- transtorno obsessivo compulsivo
O TOC é um transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos obsessivos. Estes pensamentos são idéias persistentes, impulsos ou imagens que ocorrem de forma invasiva na mente da pessoa, gerando muita ansiedade e angústia.
A pessoa portadora de TOC tenta ignorá-los ou eliminá-los através de ações que são intencionais e repetitivas. Geralmente reconhece que seu comportamento é excessivo ou que não há muita razão para fazê-lo.
As obsessões ou compulsões acarretam grande estresse, consomem tempo ou interferem bastante na rotina normal, no trabalho ou nas atividades sociais e relacionamentos interpessoais.
Causas
Existem diversas teorias sobre a causa do TOC, mas nenhuma delas foi confirmada até o momento. Algumas pesquisas relacionaram o TOC a infecções e traumatismos cranianos. Diversos estudos demonstraram que existem anomalias no cérebro dos pacientes com TOC, mas, no momento, mais pesquisas são necessárias para se chegar a uma conclusão.
Sintoma
O principal sintoma da doença é a presença de pensamentos obsessivos que levam à realização de um ritual compulsivo
Preocupar-se excessivamente com sujeira, lavar as mãos a todo o momento, revisar repetidas vezes a porta, o fogão ou o gás antes de sair de casa ou ao deitar, necessidade exagerada de arrumar as coisas são alguns dos inúmeros sintomas do Transtorno Obsessivo-Compulsivo ou TOC.
Tratamento
O TOC é tratado com medicamentos e terapia.
O primeiro medicamento normalmente considerado é um tipo de antidepressivo chamado de inibidor seletivo da recaptação da serotonina (SSRI).
Se um SSRI não funcionar, o médico pode indicar um tipo de antidepressivo mais antigo chamado de antidepressivo tricíclico. um exemplo e a clomipramina, que geralmente funciona melhor do que os antidepressivos SSRI no tratamento da doença, mas pode causar efeitos colaterais desagradáveis.
Em alguns casos, o SSRI e a clomipramina podem ser combinados.
A terapia cognitivo-comportamental (TCC) demonstrou ser o