TOC Transtorno Obsessivo Compulsivo
PSICOLOGIA
CORRELAÇÃO ENTRE TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO E O FILME “MELHOR É IMPOSSÍVEL”
São Paulo
2014
Aline Cristina Lourenço de Jesus - A96IBB-1
Ana Paula Assis Florencio – B1464F-9
Eder Monteiro Garcia - A6890A-9
Valquíria de Moraes Spiegler – A79ABF-0
Vanessa da Silva Nascimento - A83GAE-5
Walter Luiz Souza Cardoso Borges – T354CB-5
CORRELAÇÃO ENTRE TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO E O FILME “MELHOR É IMPOSSÍVEL”
São Paulo
2014
1 INTRODUÇÃO
O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é caracterizado pela presença de obsessões e/ou de compulsões.
Obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens mentais recorrentes, intrusivos e desagradáveis, reconhecidos como próprios e que causam estresse ansiedade ou mal-estar no indivíduo, tomam tempo e interferem negativamente em suas atividades diárias e em seus relacionamentos.
As compulsões são comportamentos repetitivos que o indivíduo é levado a executar voluntariamente em resposta a uma obsessão ou de acordo com regras rígidas, para reduzir a ansiedade e angústias ou prevenir algum evento temido. O desconforto emocional é intenso, os rituais compulsivos são sempre excessivos, irracionais ou mágicos, mas não são prazerosos. As pessoas diagnosticadas com TOC sofrem, sempre estão muito preocupadas, ansiosas e estressadas. Os comportamentos obsessivo-compulsivos acontecem em decorrência do distúrbio da vontade. No paciente com o transtorno, o ato volitivo é compulsivo, o indivíduo reconhece que é um ato indesejável e inadequado e tenta refreá-lo ou adiá-lo, mas não consegue, logo que executa a ação compulsiva a sensação é de alívio imediato.
O presente trabalho pretende expor um pouco sobre o que é o Transtorno Obsessivo Compulsivo em suas características mais comuns observadas e analisadas nos quadros clínicos encontrados pelos os profissionais da saúde. Posteriormente será relacionado a partir de uma reflexão exposta em um