TOC Transtorno Obsessivo Compulsivo
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PSICOLOGIA
Trabalho de Psicopatologias – Transtorno Obssessivo Compulsivo - TOC
São Paulo
2014
1. Introdução
O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é caracterizado pela presença de obsessões e/ou de compulsões. A relativa simplicidade do diagnóstico categorial sugeriria tanto uma precisa delimitação nosográfica, quanto uma homogeneidade do quadro. No entanto, resultados de pesquisas recentes têm enfatizado dois conceitos. O primeiro refere-se à heterogeneidade do quadro. O segundo refere-se à concepção de que o TOC poderia ser estudado a partir de uma visão dimensional e contínua, ou seja, dentro de um espectro obsessivo-compulsivo.
A caracterização do transtorno baseia-se na ocorrência primária de obsessões e/ou compulsões. Obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens mentais recorrentes, intrusivos e desagradáveis, reconhecidos como próprios e que causam ansiedade ou mal-estar relevantes ao indivíduo, tomam tempo e interferem negativamente em suas atividades e/ou relacionamentos.
Já compulsões são comportamentos ou atos mentais repetitivos que o indivíduo é levado a executar voluntariamente em resposta a uma obsessão ou de acordo com regras rígidas, para reduzir a ansiedade/mal-estar ou prevenir algum evento temido.1 Assim, enquanto as obsessões causam desconforto emocional, os rituais compulsivos (sempre excessivos, irracionais ou mágicos) tendem a aliviá-lo, mas não são prazerosos.
Pretende-se neste trabalho expor a idéia sobre o que é o Transtorno Obsessivo Compulsivo, posteriormente dialogar com alguma obra de arte isso inclui animação, trechos de filmes ou documentários, usando este tipo de ferramenta queremos elucidar e exemplificar de uma melhor maneira como esse transtorno se dá e como causa sofrimento em pacientes que são diagnosticados com tal doença.