TMSS
Crises
1
“Pressão que é realizada a uma pessoa quando se encontra antes de um acontecimento vital que destabiliza o seu equilíbrio normal”.
A crise é desde os elementos que impedem a consequência dos objetivos vitais que as pessoas acreditam não poder superar, até aos comportamentos habituais.
Leva o indivíduo a um estado temporal de desorganização de desequilíbrio em que as pessoas experimentam uma interrupção do seu normal funcionamento. A crise é um estado de emoção, de paralisação numa pessoa que sofre ou sofreu um grande choque.
2
Índices de estado de equilíbrio
Para reconhecer o estado de crise, isto é, a perturbação do equilíbrio, vamos tratar de identificar os índices do estado de equilíbrio: Estabelecer e manter relações emocionais satisfatórias;
Trabalhar de maneira produtiva;
Atualizar os recursos internos;
Perceber a realidade sem deforma-la com medos;
Adaptar-se em torno de si é favorável ao desenvolvimento.
3
Um índice do estado de equilíbrio é a capacidade de estabelecer e manter com os outros relações emocionalmente satisfatórias. Se pelo contrário, o indivíduo não se encontra no seu ambiente, essas pessoas prescindem delas numa situação de crise, a primeira pessoa encontra-se numa posição vulnerável que corre o risco de desembocar num estado de desequilíbrio e numa crise grave.
4
5
Índice do estado de desequilíbrio ou o estado de crise
Com o fim de ajudar as pessoas e as famílias a atravessar com êxito as crises, o trabalhador social deve, pois, saber que fatores são suscetíveis de originar uma crise.
A pessoa que acaba de sofrer uma perda tem um sentimento de mal-estar;
O sentido da realidade está ligeiramente alterado;
Aparece um sentimento de culpabilidade com respeito ao falecido;
Nota-se também uma perturbação em atividades: impossibilidade de estar tranquilo e ao mesmo tempo incapacidade dolorosa de organizar e de realizar uma atividade seguida;
6