Utilizando o tms (transportation management system)
ARTIGOS - UTILIZANDO O TMS (TRANSPORTATION MANAGEMENT SYSTEM) PARA UMA GESTÃO EFICAZ DE TRANSPORTES | Data: 10/04/2002
Vitor Marques |
INTRODUÇÃO
A gestão de transportes é parte essencial de um sistema logístico. É a atividade responsável pelos fluxos de matéria prima e produto acabado entre todos os elos da cadeia logística. Utiliza grande número de ativos, que se encontram dispersos geograficamente, o que torna a gestão de transportes ainda mais complexa. A alta complexidade gerencial, intensa utilização de ativos e a gestão sob um grande fluxo físico de produtos torna o transporte a maior conta individual de custos logísticos, que varia entre 1/3 (um terço) e 2/3 (dois terços) do total dos custos logísticos das empresas (veja a figura 1). Desta forma, um bom gerenciamento de transportes pode garantir melhores margens para a empresa, através de reduções de custos e/ou uso mais racional dos ativos, e um bom nível de serviço para os clientes, através do aumento da disponibilidade de produtos, reduções nos tempos de entrega, entre outros benefícios. |
Para esclarecer como a tecnologia de informação vem auxiliando o gerenciamento de transportes, apresentaremos as principais funcionalidades disponíveis nos Sistemas de Gerenciamento de Transportes – os TMSs (Transportation Management System).
Antes de descrever as principais funcionalidades do TMS serão apresentadas as principais decisões na gestão de transportes divididas em três níveis de decisão: Estratégico, Tático ou Operacional. O parâmetro adotado, para enquadrar cada uma das decisões de transportes em um dos três níveis mencionados acima, é a freqüência com que as decisões precisam ser revisadas. Para melhorar o entendimento desta abordagem, a figura 2 mostra de forma esquemática algumas das decisões da gestão de transportes agrupadas nos três diferentes níveis.
O objetivo da descrição