Microeconomia II
Ciências Econômicas
Prof. Dra. Débora Nayar Hoff
Disciplina: Microeconomia II
Terceiro estudo dirigido para a prova
Questões e resoluções do terceiro estudo dirigido preparatório para a prova referente aos temas: externalidades, bens públicos, equilíbrio geral e informações assimétricas.
Amanda de Oliveira Gonçalves - 11311ECO015
Lucas de Castro Campos - 11311ECO028
Sávio de Carvalho Araújo - 11311ECO003
17 de julho de 2014
Uberlândia – MG
Questões propostas
1. Em uma análise de trocas utilizando um sistema de trocas utilizando um diagrama da caixa de Edgeworth, explique por que a taxa marginal de substituição dos dois consumidores é igual em todos os pontos da curva de contrato.
A taxa marginal de todos os agentes é igual para todos os pontos da curva de contrato, pois representam todos os pontos onde há eficiência nas trocas, ou seja, todos os pontos em que trocas mutuamente benéficas são impossíveis dado que já foram realizadas. Deste modo, é necessário que as TMSs sejam iguais a fim de que não haja incentivo para as trocas.
2. De que forma a fronteira de possibilidades da utilidade se relaciona com a curva de contrato? A relação se dá na exposição de todas as trocas eficientes possíveis, sendo que a fronteira de possibilidades relaciona as utilidades de ambos agentes e a curva de contrato relaciona as quantidades eficientes de bens consumidas pelos atuantes do mercado.
3. Explique por que as mercadorias não podem ser eficientemente distribuídas entre consumidores se a TMT não for igual à taxa marginal de substituição desses consumidores.
Dado que a TMT é a razão entre os custos marginais dos bens em questão, e a TMS a razão entre os preços dos bens demandados, se a o lucro é maximizado em um mercado de concorrência perfeita, o
CMg deve se igualar à P, de modo que se CMg(a) = P(a) e CMg(b) = P(b), obrigatoriamente, então,
CMg(a) / CMg(b) = P(a) / P(b), ou seja, TMT =