Titulos em jornalismo
Organização. Prof. Marconi Oliveira da Silva
1. “Palavra ou frase, geralmente composta em corpo maior do que o utilizado no texto, e situada com destaque no alto de notícia, artigo, seção, quadro etc., para indicar resumidamente o assunto da matéria e chamar a atenção do leitor para o texto.” (DC, 577)
“É o anúncio da notícia, concentrando no fato que provavelmente mais despertará atenção.” (MG,37)
“Frase tipograficamente composta de letras grandes, que se dispõe acima, abaixo (excepcionalmente) ou ao lado do texto, com a finalidade básica de dar ao leitor uma orientação geral sobre a matéria e despertar o interesse para a leitura.” (DPJ, 312) Obs. Esta definição é de J. Douglas.
“Ao lado da missão de atrair o leitor, interessando-se pela leitura da notícia, o título tem duas outras funções: a informativa e a estética. (PND,77)
“Os títulos tentam mostrar que as notícias sobre as quais foram colocados são melhores que as outras, referentes ao mesmo assunto e que os vários jornais do dia também estão divulgando.” (JG,28)
“O título deve ser uma síntese precisa da informação mais importante do texto. Sempre deve procurar o aspecto mais específico do assunto, não o mais geral.” (MFSP,168).
2.ANTETÍTULO – SOBRETÍTULO- “Antetítulo (ou olho) – é formado com tipos menores, antes do título de uma notícia.”(JG,30)
“Olho: pequeno trecho, em corpo tipográfico um pouco maior, colocado sobre o título, apresentado em corpo ainda maior.”(PND,80)
“Título formado com tipos menores, antes do título principal de uma notícia.” (DPJ,38)
“Olho: Pequeno título que antecede o título principal, também chamado antetítulo.”(DPJ,225)
“Palavra ou frase em corpo menor do que o utilizado no título e colocada antes (geralmente acima) dele, para introduzi-lo, indicar o assunto ou a pessoa nele focalizada, ou localizar a posição geográfica e temporal.”(DC,41)
“Sobretítulo é o nome que se dá à linha-fina quando está diagramada acima