Comunicação
COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO
DISCENTE; Lorena da Silva Fonseca
DOCENTE; Patrícia kolling
PAUTA PARA REPORTAGEM
* EDITORIA: Educação * TÍTULO:
A não obrigatoriedade do diploma de jornalismo deixa estudantes da UFMT de Barra do Garças apreensivo quanto ao mercado de trabalho nas empresas locais
* GANCHO;
A formação da 1° turma de jornalismo da UFMT
* APRESENTAÇÃO DO ASSUNTO:
A pauta tem como finalidade fazer uma pesquisa sobre a influencia que a não obrigatoriedade do diploma de jornalismo pode causar sobre as expectativa de emprego dos acadêmicos na empresas de Barra do Garças, tendo em vista a formação da primeira turma de jornalismo no ano, esses que contam com as empresas locais para atuar.
* ENFOQUE: A decisão de não exigir o diploma para exercer jornalismo, pode prejudicar os novos profissionais que estão sendo formado, levando em conta há vários jornalista autodidata atuando nas empresas de Barra do Garças.
* FONTES:
Alunos e professores do curso de jornalismo.
TV Serra Azul e TV Centro Oeste, gazeta FM e jornal impresso Olhar Direto
FENAJ- Federação Nacional De Jornalista, Pag. da web
* PERGUNTAS: ALUNOS DO 3°ANO
Após concluir o curso o aluno pretende exercer a profissão no município de Barra do Garças? 1. Você já procurou emprego nas redes de TVs do município? 2. Você acha que é uma concorrência desleal competir com os jornalistas já empregados as TVs locais, uma vez que eles já estão há muito tempo empregados nessas empresas e os custos de um jornalista sem o diploma é bem mais em conta do que o salário de um profissional formado? 3. No seu ponto de vista, qual o diferencial do jornalista graduado? 4. Quais as expectativas quanto ao mercado de trabalho, tendo em vista que não precisa ter diploma para exercer jornalismo, e com isso a concorrência é bem maior? 5.