Titulos De Cr Dito
ELEMENTOS DO CRÉDITO:
1. Confiança: deriva da princípio da boa fé, que está dividida em objetiva (conduta pautada na boa fé; o credor tem certeza do recebimento) e subjetiva (crença do credor que irá receber o crédito).
2. Tempo: é o período entre a prestação atual de quem concede o crédito e o momento da prestação futura a ser satisfeita.
IMPORTÂNCIA DO CRÉDITO:
- Disponibilidade de valores exigíveis no futuro;
- Circulação da riqueza;
- Desenvolvimento da economia;
CLASSIFICAÇÃO DO CRÉDITO:
1. Com relação a sua garantia: pode ser uma garantia pessoal ou real.
- Pessoal: Fiança e aval. O aval é mais utilizado nos títulos de créditos;
- Real: Hipoteca, penhor e anticrese.
2. Com relação ao tempo entre as prestações: pode ser curto, médio ou longo prazo.
3. Quanto ao instrumento de sua realização: como ocorre, como é documentado. Feito por contratos ou títulos de créditos.
CIRCULAÇÃO DO CRÉDITO:
- Extra cambiária: ocorre pelo negócio jurídico da cessão de crédito (direito das obrigações)
- Cambiária: é uma circulação especial que ocorre por meio dos títulos de crédito.
HISTÓRIA:
- Letra de câmbio é o primeiro título de crédito surgido; atualmente não é mais utilizada, sendo substituída pela nota promissória.
- A letra de câmbio é uma ordem de pagamento dada por alguém a uma terceira pessoa, para que esta pague a quem estiver indicado naquela ordem como beneficiário, a importância em dinheiro que foi fixada. Partes da letra de câmbio: sacador (emite a ordem), sacado (quem recebe a ordem para pagamento ) e beneficiário/tomador (quem recebe o valor).
- deve ter surgido na antiguidade, porém, não há uma cártula , que seria um registro histórico para comprovar o surgimento dos títulos de créditos, somente haviam boatos. Somente há o documento na idade média, em torno do