TITULO
A eritropoietina (EPO) é um hormônio proteico produzido principalmente nos rins.
Cientistas da Universidade de Freiburg , na Alemanha, e uma empresa de biotecnologia da cidade, conseguiram modificar geneticamente o Physcomitrella musgo para produzir EPO recombinante humano em um biorreator.
O hormônio EPO desempenha um papel fundamental na formação de glóbulos vermelhos (eritropoiese ), e é usado no tratamento e prevenção da anemia em pacientes com insuficiência renal ou cancro.
Para estudos mais recentes, é considerada potencialmente também para o tratamento de outras condições
, tais como acidente vascular cerebral e dano ocular associada com a diabetes.
Atualmente se produz como uma proteína recombinante em células animais em cultura, especialmente em células de hamster CHO, e lídera o mercado de biofarmacêutica.
Segundo os investigadores, o EPO não é facilmente produzidos em células animais em cultura, ao passo que musgos são uma alternativa mais simples.
"Esta nova proteína recombinante é o resultado da combinação da biotecnologia vegetal e biologia sintética para os quais temos nos dedicado a BIOS. Esperamos testar seu potencial como fármaco em breve. "
Fonte: Argenbio
A Engenharia Genética é um conjunto de técnicas que envolvem a manipulação de genes de um determinado organismo, geralmente de forma artificial. Esta manipulação envolve duplicação, transferência e isolamento de genes, com o objetivo de produzir organismos geneticamente melhorados para desempenharem melhor suas funções e produzir substâncias úteis ao homem.
Foto: GeK / Shutterstock.com
Foto: GeK / Shutterstock.com
Através da engenharia genética muitos hormônios passaram a ser produzidos por bactérias com DNA modificado, como por exemplo, a insulina, que era produzida por animais e causava alguns efeitos colaterais indesejáveis em seres humanos. O hormônio de crescimento era extraído da hipófise de